sexta-feira, 27 de julho de 2007

Minha mãe é alagoana de Palmeira dos Índios. Meu pai, maranhense de São Domingos. Eles se conheceram no Piauí, na Barragem de Boa esperança. Meu irmão mais velho, assim como minha mãe, é alagoano de Palmeira dos Índios. Eu, a filha do meio, sou pernambucana do Recife. Minha irmã mais nova, piauiense de Floriano. E por quase três anos moramos todos no Ceará, em Fortaleza. Mas, reviravoltas que a vida dá, o Piauí, a cidade de Teresina, sempre foi a nossa casa de verdade. Foi aqui onde meus irmãos e eu crescemos e temos nossa vida, nossos amigos. Um lugar, que mesmo com tantos problemas e diferenças em relação a outros estados, é maravilhoso chamar essa terra de minha casa. E me sinto muito mais piauiense que pernambucana. Muito mais.

Eu sou da maria-isabel, da paçoca, do couro de bode, da cajuína. Eu sou do primeiro homem das américas, do calor, das opalas, das sete cidades. Eu sou da cerveja gelada lá no nonato, da caminhada na raul lopes, das negociações do troca-troca. Eu sou do jeito piauiense de ser.

Piauiense não briga, chama pro limpo
Piauiense não vai pra festa, raia
Piauiense não conserta, ajeita
Piauiense não cola, ‘imenda’
Piauiense não encosta, trisca
Piauiense não vai embora, chega (e ai!!! vamu chegar!!!)
Piauiense não bate, arregaça um
Piauiense não dobra, quebra (quebra pra esquerda!!!)
Piauiense não enche a barriga, fica lotado
Piauiense não se dá mal, se lasca
Piauiense não cola na prova, pesca
Piauiense não vai agora, vai 'nestante'
Piauiense não avisa, dá um toque
Piauiense não termina, acaba logo
Piauiense não bagunça, esculhamba
Piauiense não vai devagar, vai só ‘narmanha’
Piauiense não tem velho amigo, tem amigo das antigas
Piauiense não respeita, considera
Pra piauiense não basta ser bom, tem que ser massa

6 comentários:

andrea mello disse...

preciso de um dicionário desses pra ensinar esse povo daqui a falar direito. =]

Anônimo disse...

:~
isso é golpe baixo pra eu voltar né?
caminha, confessa bem aqui assim.

Anônimo disse...

ei considerada, nem sabia que tu tinha blog!! =) bjuss!!

milena pessoa disse...

repara!!! adorei!!!

bjs

Natacha disse...

tu tem que postar isso no overmundo, siazinha!!!
ó, postei na outra mesa, viu?

Anônimo disse...

ai.
meu coração apertou.