Nos E.U.A e na Europa o dia dos namorados – Valentine’s Day – é comemorado no dia 14 de fevereiro, que é o dia de São Valentim. A história de São Valentim vem de longe. Na segunda metade do século III o Império Romano era governado por Claudius II, conhecido por liderar várias sangrentas campanhas militares. Por conta disso, se tornava cada vez mais difícil o recrutamento de jovens para o exercito. Claudius, de tão mala, entendeu que a falta de vontade dos jovens de integrar a legião romana partia do apego deles por suas mulheres; esposas, namoradas, amantes... Com isso, o tal do Claudius II – que aposto, nunca amou ninguém – proibiu todos os noivados e casamentos em Roma. Mesmo assim, um bispo de uma cidadezinha perto de Roma continuava casando os casais apaixonados. Quando Claudius descobriu, mandou que cortassem fora a cabeça do bispo Valentim. Sua ordem foi obedecida no dia 14 de fevereiro de 270. O costume de dar presentinhos e mimos a quem se ama apareceu somente e, 1840, quando o comercio passou a produzir lembranças do Dia de São Valentim em grande escala.
No Brasil, o dia dos namorados é comemorado dia 12 de junho, hoje, por ser véspera de Santo Antonio, conhecido santo casamenteiro. Por aqui, o hábito de dar presentes nesse dia é bem novo, só de 1949. Aconteceu que uma loja grande em São Paulo andava com as vendas muito fraquinhas e um publicitário, João Dória, foi acionado pra ajudar a resolver esse problema. Ele, super esperto, aproveitou que o dia do santo casamenteiro se aproximava e lançou a campanha ‘Não é só de beijos que se prova o amor’. O sucesso foi tanto, que a agencia que João trabalhava, a Standart Propaganda, levou o titulo de melhor agencia daquele ano. A idéia foi mesmo muito boa, acabou pegando de verdade e hoje, mais que uma data comercial, o dia 12 de junho é um dia que mexe com as pessoas. Nelas incluo a mim, que, nesse exato momento, deveria estar trabalhando; pensando numa campanha publicitária como essa de João Dória, uma campanha que mexa com as pessoas e seja lembrada para sempre como algo importante.
No Brasil, o dia dos namorados é comemorado dia 12 de junho, hoje, por ser véspera de Santo Antonio, conhecido santo casamenteiro. Por aqui, o hábito de dar presentes nesse dia é bem novo, só de 1949. Aconteceu que uma loja grande em São Paulo andava com as vendas muito fraquinhas e um publicitário, João Dória, foi acionado pra ajudar a resolver esse problema. Ele, super esperto, aproveitou que o dia do santo casamenteiro se aproximava e lançou a campanha ‘Não é só de beijos que se prova o amor’. O sucesso foi tanto, que a agencia que João trabalhava, a Standart Propaganda, levou o titulo de melhor agencia daquele ano. A idéia foi mesmo muito boa, acabou pegando de verdade e hoje, mais que uma data comercial, o dia 12 de junho é um dia que mexe com as pessoas. Nelas incluo a mim, que, nesse exato momento, deveria estar trabalhando; pensando numa campanha publicitária como essa de João Dória, uma campanha que mexa com as pessoas e seja lembrada para sempre como algo importante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário